quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Cacique Aritana promete - xinguanos não vão mais enterrar crianças!

Queremos agradecer suas orações! A reunião no Xingu foi uma vitória, um evento que promete marcar a história das crianças xinguanas.

Imagine o famoso cacique Aritana, líder dos caciques da 14 etnias do Xingu, fazendo uma promessa emocionada. Imagine os agentes de saúde, os professores indígenas, e até uma cacica Kamaiurá fazendo a mesma promessa. Imagine cada cacique indo a frente, se apressentando e dizendo, em sua língua - eu também prometo... Foi isso que aconteceu no posto Leonardo, no Parque Indígena do Xingu, entre os dias 10 e 13 de novembro. Após assisitir o documentário Hakani, indígenas profundamente tocados fizeram o compromisso, diante de seus pares, de fazer o possível para evitar que crianças gêmeas e filhas de mãe solteira sejam enterradas dentro do parque. Eram mais de 250 indígenas, de 7 etnias diferentes, discutindo o assunto e buscando alternativas para que a rejeição de crianças dentro do parque seja superada. Veja algumas fotos no http://www.atini.org/

Sabemos que isso é apenas o princípio - agora nossa responsabilidade é ainda maior. Os agentes de saúde e professores indígenas deixaram bem claro que a promessa não é suficiente. Para que as mulheres possam cumprir essa promessa elas vão precisar de acompanhamento, de ajuda, de orientação. O consenso entre os presentes foi a disposição de fazer o possível para que gêmeos e filhos de mãe solteira sejam preservados. A situação com crianças deficientes é mais difícil e nós vamos precisar continuar buscando alternativas e soluções para que essas crianças sejam poupadas e tenham direito à vida e a dignidade.

O mais importante é que essa reunião foi idealizada e organizada pelos próprios indígenas. Isso mostra que eles estão assumindo o protagonismo desta luta e isto nos enche de esperança. A reunião também vai contra os argumentos daqueles que acham que o documentário HAKANI deve ser proibido porque ofende os povos indígenas. Esse evento deixa claro que os indígenas não se sentem ofendidos, que entendem a mensagem melhor do que muito branco. Pelo contrário, eles se sentem profundamente sensibilizados, se identificam com o drama de Hakani. Depois de assistir o filme, conseguem abrir o coração e falar o que realmente sentem a respeito do infanticídio.

O resultado imediato desta reflexão nas aldeias do Xingu foi além do que nós esperávamos - a promessa pública que eles fizeram abre caminho para que ações concretas possam ser tomadas na defesa destas crianças. Agora é a nossa vez. Seremos capazes de fazer também a nossa promessa - a promessa de estender as mãos e ajudar essas mulheres a salvar a vida destas crianças? Seremos capazes de dizer a estas indígenas - "se você tiver coragem de não enterrar seu bebê, nós a Igreja de Cristo, vamos ajudar você a cuidar dele?" Seremos capazes de fazer a nossa parte por um Brasil sem sacrifício de crianças indígenas?

Agradecemos muito seu apoio, suas orações, seu envolvimento. Aos poucos, vamos avançando e vendo a mão o Senhor estendida a favor dos pequeninos.

Edson e Márcia Suzuki
ATINI - VOZ PELA VIDA
http://www.atini.org/
(SE VOCÊ QUER SABER MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO, MANDE UM E-MAIL PARA missoes@borda.org.br / Cassiano Luz)

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Mais um outono em Portugal!


Caldas das Taipas, 11 de novembro de 2008

Queridos

É com alegria que em mais esse outono com temperaturas que chegam a zero lhes escrevemos para compartilhar das bênçãos de Deus no nosso ministério e na nossa vida. Queremos que se alegrem conosco.

Após um período de descanso, dia 3 retomamos as atividades ministeriais. Pela graça de Deus já estamos há 13 meses em terras portuguesas. Como o tempo voa, e como a saudade aumenta! Esperamos que estejam bem. Saibam que estão em nosso coração e em nossas orações.

A igreja tem crescido, graças a Deus. Sábado, por exemplo, um casal que tem estado conosco há alguns meses trouxe sua filha ao culto. Como foi gostoso no momento dos visitantes poder apresentar a jovem à igreja! Um a um o Senhor tem trazido para nós pessoas interessadas em ouvir do evangelho, em experimentar algo novo em suas vidas.

Outro exemplo é a Sofia, jovem em tratamento para a depressão que semana passada deu-nos a notícia de que havia entregado sua vida a Jesus. “Glória a Deus!”, foi o nosso brado. Num tempo onde as conversões parecem algo normal, natural, celebrar o arrependimento de um pecador deve ser algo que ainda nos cause imensa alegria.

No domingo, Priscila e eu ficamos felizes da vida. Ela pelo seu treinamento de 3 futuras educadoras infantis (esse domingo com a participação de duas crianças num teatro a pedido de uma das alunas da Pri: tarefa do curso) e eu pelo retorno da Escola Bíblica com Métodos de Estudo Bíblico aos adultos. Aliás, um agradecimento especial àqueles que me cederam a apostila, bem como os livros que a IBBC doou à Igreja das Taipas para o treinamento das educadoras.

Fim de ano é sinônimo de festa. Estamos organizando dois cultos de Natal, dada a quantidade de apresentações que teremos: homens, senhoras e crianças, com música, cantata e teatro. Todos querem participar. Ainda agora Priscila foi à igreja para ensaiar a peça Os Três Pinheirinhos com as crianças. Pelo seu significado, oramos para que mais essa iniciativa impacte especialmente os visitantes, a maioria convidados. Ore conosco.

Aliás, pedimos que continuem orando por nós, especialmente por nossa saúde. Priscila está fazendo alguns exames, pois há um bom tempo que tem tido dores de cabeça quase que constantes.

Louvamos a Deus pelas suas vidas, apoio e carinho. E se puderem, enviem notícias. Elas também fazem muito bem.
Com carinho,
Seus,

Leandro e Priscila



segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Infanticídio indígena

Esta é uma mensagem rápida para pedir que você intensifique suas orações entre hoje, dia 9, e o dia 15 deste mês.
É que hoje pela manhã saíram daqui de Brasília o Enock e o Gustavo, de nossa equipe. Eles vão de carro até Canarana, no Mato Grosso e amanhã de madrugada saem de caminhão até a margem do rio Culuene. De lá seguem de barco para o Posto Indígena Leonardo, dentro do Parque Xingu.

Enock e Gustavo foram convidados por Paié e Diva Kajabi, coordenadores da FUNSAX, para documentar a Primeira Reunião de Conscientização sobre Infanticídio no Xingu. Os organizadores do encontro estão esperando reunir cerca de 800 indígenas de 14 etnias diferentes. O objetivo da FUNSAX é projetar o filme Hakani e discutir estratégias para a erradicação do infanticídio entre as aldeias xinguanas (uma pesquisa da UNB aponta para cerca de 30 crianças enterradas vivas no parque a cada ano).

Caciques, líderes, agentes indígenas de saúde e mães estão convidados para 3 dias de reflexão e busca de alternativas. Por favor, clame ao Senhor nestes dias que se seguem:

  • Ore pela proteção de Deus na vida do Enock e do Gustavo, do Paié e da Diva Kajabi.
  • Ore pelos detalhes técnicos e logísticos (reunir toda essa gente no meio do Xingu é um grande desafio).
  • Ore por um mover de Deus na vida dos indígenas reunidos - que haja aceitação e desejo de mudança no coração de cada um. Ore para que Deus dissipe reações contrárias (uma pessoa do nosso grupo, que não está indo, já foi ameaçada de sofrer agressão física lá dentro).
  • Ore para que as articulações para desacreditar a campanha e proibir a exibição do filme sejam todas frustradas.
  • Acima de tudo - ore para que a partir deste evento, a vida de muitas crianças seja poupada no Xingu!
"Eu vim para que tenham vida!" João 10.10

Mais uma vez, agradecemos sua participação e compromisso com a Vida.
Edson e Márcia Suzuki
ATINI - VOZ PELA VIDA


(SE VOCÊ QUER SABER MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO, MANDE UM E-MAIL PARA missoes@borda.org.br / Cassiano Luz)

segunda-feira, 3 de novembro de 2008


Queridos amigos, irmãos e intercessores

Queremos compartilhar uma benção e um pedido de oração.
O navio Doulos (OM) visitará o Timor Leste pela primeira vez entre os dias 4 e 11 de novembro. De início eles só poderiam ficar no porto de Dili por 3 dias, mas depois de muita oração (agradecemos se você esteve orando) a liberação de toda a semana foi concedida. Queremos que seja um tempo que o Senhor use grandemente.
O povo timorense não tem muito acesso a atividades culturais e a oportunidade de visitar a livraria será muito boa. As equipes do navio auxiliarão as igrejas e missões em diversos projetos. No nosso projeto Esperança eles trabalharão com as crianças no dia 5 de novembro. Dia 10 de novembro, um médico atenderá na vila de Beraka onde o Dayan tem começado a desenvolver relacionamentos. Queremos aproveitar e também fazermos algo com as crianças nesse dia. No dia 9 (domingo) muitas igrejas receberão equipes.
Pedimos sua oração para que esse tempo seja um tempo de oportunidade de compartilhar o evangelho. Orem conosco!

Um grande abraço, logo mandaremos notícias da família

Nas mãos do Oleiro
Dayan e Mirna