terça-feira, 19 de agosto de 2008


Dili 12 de agosto de 2008

“...Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus....No quarto dia eles se reuniram no vale de Beraca, onde louvaram ao Senhor. Por isso até hoje esse lugar é chamado vale de Beraca.” (2Cr.20.15b, 26)

Queridos irmãos e amigos

Desejamos que todos estejam bem. Sabemos que temos demorado mais do que costumávamos em mandar notícias, desculpem-nos! Procuramos responder os e-mails que chegam e temos mandado notícias mais regulares para as igrejas, mas muitos não obtém as informações.

Família

Estamos todos bem, com saúde. Escrevemos a última carta em abril, depois da fase da dengue entre nós, no mês de maio Lucas teve malária e em seguida a Alice teve mononucleose. Ficamos muito cansados, principalmente no caso da Alice que demorou muito para diagnosticar. Ela teve que fazer exame de sangue três vezes e foi difícil. A recuperação foi longa pelo cansaço que a doença traz, mas já está muito bem, cheia de energia. O Lucas continua de férias desde o início de julho, o novo ano letivo iniciará em meados de setembro, a Alice estudará na mesma escola que o Lucas de setembro em diante. Por enquanto ela continua na escola internacional e Mirna continua dando aulas de música nessa escola. Lucas terminou o primeiro ano muito bem, já lê e escreve bem, e tem conseguido ler em inglês também (em casa). O Lucas também pode ter algumas aulas de natação (2 meses) e aprendeu a nadar um pouco, infelizmente a professora voltou para a Austrália.

Novos desafios pessoais

No final de junho tivemos nossa conferência anual de campo, onde tivemos a participação de dois dos nossos líderes internacionais. Foi bom ter o encorajamento deles, ambos compartilharam da Palavra nos devocionais e também nos ajudaram em decisões e idéias. Fomos escolhidos para liderar a nossa equipe aqui no campo. Nossa liderança era de um brasileiro que está voltando com a família para o Brasil em dezembro e uma alemã que vai continuar no campo. Não haviam muitas opções porque nossa equipe é muito pequena mas confiamos que o Senhor vai estar nos sustentando. Nosso campo não exige tempo integral na função de líder, então os outros projetos e ministérios continuarão da mesma forma. As responsabilidades aumentam porque temos uma quantidade maior de correspondência para ler e também somos responsáveis na orientação dos novos obreiros no campo, além do cuidado pastoral do restante da equipe. Outro grande desafio nessa função é a da visão para o campo e como transmitir e orientar a equipe no que o Senhor estiver mostrando. Orem por nós por sabedoria e humildade em todas as circunstâncias. Temos na equipe, uma alemã, uma koreana, uma indonésia, uma brasileira, a familia brasileira que fica até dezembro, e receberemos uma suiça e duas brasileiras. Orem por homens e casais para nossa equipe.
Dayan começou o trabalho da vila que pretendemos alcançar, o nome do local é Beraka e fica cerca de 50 minutos de Díli. A idéia é de implantação de igreja. No momento Dayan tem visitado a comunidade e as necessidades são grandes. O acesso a água é muito difícil, não possuem eletricidade alguma, muitas crianças não frequentam nenhuma escola. Algumas semanas atrás Dayan estava lendo o texto de 2Cr.20 onde relata a história de Josafá. E nesse episódio da vida de Josafá ele se depara com uma batalha onde o inimigo é muito maior e mais poderoso do que Judá. Em 20.15 Deus diz a Josafá pra ficar tranquilo porque aquela batalha era d'Ele. E quando Deus derrota aqueles inimigos o povo se reúne em Beraka, que significa benção ou louvor, pra celebrar a vitória do Senhor. A nossa oração é pra que a Beraka de Timor seja uma benção e louvor pra todo o país, onde a pessoas possam ver a vitória de Cristo na vida daqueles que vierem a crer nEle.
Como havíamos comentado na última carta, tivemos a oportunidade de cooperar em outro encontro para casais para líderes timorenses, foi muito bom e estamos planejando fazer mais um encontro de casais pra o fim de agosto. Ainda não temos data marcada, mas estamos planejando juntamente com os outros casais que participam desses encontros.
O Dayan também foi convidado para ajudar num acampamento para jovens em Same, região sul de Timor. Esse será um programa novo pra essa região.
Continuamos cooperando com a igreja do Nazareno, Dayan na pregação e Mirna com crianças, temos crescido nos relacionamentos e procurado nos envolver mais com a equipe de líderes dessa igreja.
Mirna continua ajudando no projeto Esperança com o clube bíblíco para crianças de 2-3 anos, uma vez por semana.

Livramento do Senhor

No início de julho saímos de férias, visitamos alguns lugares da Indonésia nosso país vizinho. Fomos de carro até Kupang, cidade principal do Timor Oeste. Foram cerca de 12 horas de viagem numa estrada muito difícil (tipo de Amparo para Serra Negra) cheia de curvas. Na volta enquanto o carro fazia uma curva, uma roda traseira saiu completamente do carro, era subida e a roda rolou ladeira abaixo. Pela mão de Deus o carro não capotou, nem teve maiores estragos. Ficamos 6 horas na estrada (sem acostamento) para resolver o problema, acabamos tendo que ficar mais uma noite na Indonésia porque não deu tempo de cruzar a fronteira (tudo fechado), mas chegamos em Díli sãos e salvos.

Pedidos de oração
- Ministério em Beraka
- Louvor pela compra de uma moto.
- Liderança do campo
- Encontro de casais para líderes timorenses.
- Acampamento de jovens em Same.
- Ministério com crianças (Esperança)
- Pela possibilidade de termos internet em casa (tem sido difícil, estamos sem telefone há quase um ano), existe uma possibilidade com outro sistema que estamos investigando.
- Pela situação política do pais, principalmente pela questão dos vistos pra missionários. Aqui temos que usar visto de trabalho, que é dado através das ONGs registradas e que desenvolvem programas sociais no país. Mas o processo tem sido mais difícil quando sabem que somos cristãos não católicos.

Que o Senhor os abençoe grandemente, obrigado pelos e-mails, ofertas e principalmente as orações.

Nas mãos do Oleiro
Dayan, Mirna, Lucas e Alice

segunda-feira, 18 de agosto de 2008


Queridos;

Somente hoje, dia l8, chegamos na cidade e conseguimos acessar nosso e-mail, pois temos ficado mais tempo na aldeia, uma vez que a nossa casa está habitável e precisamos gastar tempo com o povo para aprender a língua e observar os costumes.
Graças a Deus as estradas estão um pouco melhor mas o areião dificulta as idas e vindas.
Nestas últimas semanas ocorreram óbitos e fomos convocados a fazer viagens à cidade para buscar comida para os parentes do morto que vieram de outras aldeias.Pela primeira vez observamos um funeral kraho, muito diferente do nosso, mas também cheio de sincretismo.
Nestes últimos dias estamos sendo pressionados a sermos batizados conforme os costumes tribais para que tenhamos um nome e sejamos aceitos culturalmente. Parece fácil, mas não é. Aqui, quem se batiza é quem tem que suprir comida para os convidados , e a exigência é: um boi inteiro, um fardo de arroz, farinha, café, açucar, sal, óleo, temperos e quatro cortes de pano para cada um de nós: sendo cada corte de dois metros.O custo disto é alto e pedimos que orem a respeito, principalmente porque envolve relacionamentos diretos, isto é, faremos parte de um dos clãs.
Orem :
- para que tenhamos sabedoria de Deus para aprendermos a língua e a cultura;
- pelo andamento da ortografia , pré-dicionário e gramática pedagógica;
- agradecemos a Deus pela proteção constante: nesta semana os kraho puseram fogo na mata atrás de nossa casa e se esta fosse de palha,h oje seriam cinzas;
-agradecemos ao Senhor pela nossa saúde, apesar do imenso calor que tem feito, à noite refresca bem;
- pela graça Dele amenizando a saudade dos filhos e genro;
- por sabedoria em todas as situações mais diversas ocorridas aqui.
Que Ele continue a abençoá-los a cada dia para que os povos indígenas tenham oportunidade em ouvir e conhecer este Deus que tem nos sustentado.

Novas dos Magalhães


Agosto de 2008


Prezados Irmãos
Saudações em Cristo.

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus, eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça” Isaías 41:10.

Amados, que bom que o nosso Deus é presente em qualquer situação, Ele nos relembra sempre do fato de quem Ele é, e por isso podemos confiar plenamente em Sua ajuda.
Louvamos ao Senhor pelo casamento da nossa filha no mês passado onde tudo ocorreu conforme a Sua Vontade.
Nossa saúde graças a Ele está sob controle. A vida nesta região caminha debaixo de forte calor durante o dia e certo frio durante a noite.
Neste período têm ocorrido muitas queimadas o que deixa o ar carregado de fumaça e muita gente com medo de incendiar suas casas.
Pela primeira vez assistimos a um funeral e foi uma oportunidade de ver como o sincretismo domina suas vidas e o seu dia a dia.
Temos sofrido pressão para nos batizarmos dentro da cultura para podermos receber um nome, e os termos de parentesco, só que isso implica em custear os comes e bebes para aldeia toda, mais os convidados. Pedimos que orem por isso, pois temos que resolver esse assunto o mais breve possível.
Graças à ajuda dos colegas o pré-dicionário e as lições pedagógicas estão sendo feitas e indo para o computador.

Agradecemos suas orações e apoio, no Amor do Mestre,


Daniel e Maristela Magalhães